O Google é a porta de entrada da internet e muitas pessoas vão chegar até o seu escritório por meio dele, pesquisando pelo nome da banca, de um dos advogados, ou usando expressões como “advogado imposto de renda” ou “advogado tributário”. Por isso, é fundamental que quem busca por esse tipo de conteúdo encontre facilmente o seu escritório. Para ajudar os advogados a se posicionarem melhor no buscador, produzimos um guia detalhado e didático, útil para quem está construindo o seu primeiro site e também para quem já está investindo na sua comunicação online e em ações de marketing jurídico.
É comum que, após um primeiro contato ou uma reunião, um potencial cliente busque referências na internet. Sem falar nos departamentos de compliance que, ao analisar propostas e potenciais contratações, realizam investigações aprofundadas usando ferramentas de pesquisa online, além dos tradicionais buscadores.
Por isso, o site do seu escritório de advocacia precisa ser construído segundo certas especificações técnicas para ser encontrado. Essas orientações são conhecidas entre especialistas digitais como SEO ou Search Engine Optimization, termo que pode ser traduzido para “Otimização para Motores de Busca”. O SEO tornou-se uma ciência relativamente complexa pois o Google muda constantemente os critérios que utiliza para classificar e indexar os sites e conteúdos da internet.
As regras estabelecidas pelo Google para ranquear sites não são publicamente divulgadas e o buscador frequentemente faz ajustes sem avisar o mercado. Mas especialistas concordam que alguns fatores são essenciais para melhorar o posicionamento de seu site.
7 coisas que todo advogado precisa saber sobre o Google
- Você tem que estar na 1ª página: entre 80% e 90% das pessoas que fazem uma busca no Google não passam da primeira página de resultados. Se você está realizando uma busca pelo seu nome ou pelo nome do escritório, o seu site deve ser o primeiro resultado.
- É importante conhecer as recomendações: as regras do Google para definir a ordem de apresentação dos sites em uma busca não são totalmente conhecidas, mas existe um consenso entre especialistas em relação a uma série de orientações objetivas que devem ser seguidas.
- O conteúdo do seu site é relevante: não apenas o nome do seu site, mas os textos, imagens e outros conteúdos publicados nele são importantes para o Google. Como regra geral o buscador dá preferência a sites com informação clara, original e útil.
- A segurança do seu site é fundamental: nos últimos anos o algoritmo do Google passou a dar mais peso para itens básicos de segurança nos sites, como o certificado SSL.
- Preocupe-se com o aspecto técnico: a maneira como o Google avalia o seu site também depende de algumas questões técnicas, normalmente definidas no momento de desenvolvimento.
- O Google vende anúncios, mas não é disso que estamos falando nesse guia: é possível comprar anúncios que são divulgados nas páginas de resultado do Google e que estão sempre claramente identificados como tal. As orientações contidas nesse guia têm a intenção de melhorar a visibilidade do seu site sem o uso de publicidade paga.
- Existem aspectos que não podem ser controlados: muitos dos dados disponibilizados no Google não estão sob seu controle.
Quanto vale a primeira página do Google
Consultorias estimam que o setor de serviços de SEO (Search Engine Optimization) deve alcançar investimentos globais superiores a US$ 100 bilhões até 2025, comparado com cerca de US$ 15 bilhões quinze anos antes.
O SEO – um conjunto de técnicas e práticas para ajudar o seu conteúdo a ser bem ranqueado no Google e outros buscadores – tornou-se fundamental para empresas que querem impactar potenciais clientes e consumidores que buscam por informações sobre produtos e serviços na internet e redes sociais.
A competição é bastante acirrada. Estima-se que cerca de 33% das pessoas que fazem uma busca no Google e clicam em um resultado escolhem o primeiro link, 15% o segundo e 10% o terceiro. Os outros sete links da primeira página de resultados recebem entre 22% e 32% dos clicks.
Ou seja, se você não está na primeira página da busca dificilmente alguém vai encontrar o seu site já que entre 80% e 90% das pessoas não passam dos dez primeiros resultados.
Como o Google pode prejudicar a imagem de advogados e escritórios de advocacia
O Google pode ser um grande aliado do seu negócio, levando pessoas ao seu site e redes sociais, e promovendo conteúdo relevante produzido pelo seu escritório. Da mesma forma, conteúdos negativos ou a simples dificuldade em encontrar o seu site são fatores que podem prejudicar a sua imagem.
A seguir, algumas das principais preocupações que você deve ter ao avaliar o resultado da busca pelo seu nome ou de sua banca no Google.
- Ranqueamento inadequado: uma busca pelo seu nome não resulta no site do seu escritório apresentado como o primeiro resultado.
- Homônimos: você tem homônimos que podem gerar alguma confusão nos resultados da busca.
- Conteúdos negativos: conteúdos negativos ou indesejados sobre seu escritório e advogados estão ranqueados nas duas primeiras páginas da busca do Google.
- Conteúdos antigos: conteúdos antigos estão melhor ranqueados do que o seu site atual.
- Informações desatualizadas: informações desatualizadas ou imprecisas podem ser encontradas com facilidade.
- Informações públicas: informações em sites como a Wikipédia precisam ser editadas ou é possível solicitar que sejam retiradas do ar.
- Penalidades: o seu site não pode ser encontrado em razão de penalidades aplicadas pelo Google.
A disputa pela primeira página do Google
As suas páginas oficiais e redes sociais aparecem na primeira página da busca entre os dez primeiros resultados? Estudos indicam que os resultados da primeira página do Google recebem entre 80% e 90% de todos os clicks em uma busca. Portanto, se o seu site não está lá será muito mais difícil que ele seja encontrado.
Baixe o guia para saber quais são as principais preocupações que você precisa ter para garantir que a sua estratégia de comunicação e marketing jurídico não seja prejudicada pelo ranqueamento do Google.
Como melhorar a formatação do resultado do seu escritório de advocacia no Google
Um resultado de busca orgânico (não pago) no Google conta com três principais elementos: 1) a URL (o “endereço” da página na internet), 2) o título e, 3) a descrição. Todos eles são definidos pelo conteúdo publicado no seu site, ou seja, podem ser formatados de acordo com orientações de SEO (Search Engine Optimization) que irão influenciar no ranqueamento.
Tanto títulos quanto descrições devem ser textos objetivos que contém informação relevante a respeito do conteúdo. Para que não sejam “cortados”, títulos devem ter até 70 caracteres e descrições até 160 caracteres. As descrições não devem ser uma introdução ao conteúdo, mas sim um resumo, preferencialmente utilizando palavras-chave que tem chance de serem buscadas por quem procura o tipo de informação que você está publicando.
Como deve ser a sua primeira página
A busca pelo nome do seu escritório no Google, em condições usuais, deve mostrar alguns elementos essenciais. Caso algum deles não faça parte dos seus resultados pode ser uma boa ideia consultar um especialista para entender quais ajustes devem ser feitos ao seu site.
- O seu site deve ser o primeiro resultado da busca.
- O título e a descrição não devem estar cortados.
- Painel de informação local.
- Links do site.
- Dica: em razão da grande popularidade do site, verbetes na Wikipédia costumam ser bem ranqueados. Você pode criar um gratuitamente.
Glossário
Consulte, a seguir, o significado de alguns termos técnicos e expressões estrangeiras utilizadas ao longo deste guia.
Algoritmo. Conjunto de regras a serem aplicadas e passos a serem seguidos para chegar a um resultado. No contexto desse guia, refere-se ao algoritmo utilizado pelo Google para determinar os resultados de uma busca.
Mobile first. Conceito de que a versão para celular e tablets de um site ou conteúdo é a mais importante. No contexto desse guia, refere-se ao fato de que o Google adota esse parâmetro para a indexação de sites, ou seja, considera a versão de um site para o celular como a principal.
Orgânico. Os resultados mostrados na página de busca do Google que não são provenientes de nenhum tipo de publicidade ou anúncio pago.
Palavra-chave. Os termos utilizados por usuários para realizar buscas no Google por determinado assunto e que devem ser considerados para criação de conteúdo para a internet ou programação de anúncios em buscadores.
Ranqueamento/Ranquear. A ordenação de páginas de sites resultante de uma busca no Google.
Responsivo. É a característica de um site que se adapta a diferentes tamanhos de telas, como desktops, tablets e celulares. Antigamente sites contavam com duas versões, uma para computadores e outra para dispositivos móveis. Atualmente, os sites responsivos adaptam o mesmo conteúdo conforme o dispositivo em que são visualizados.
SEO (Search Engine Optimization). Termo em inglês que significa “Otimização para Motores de Busca”. Refere-se a uma série de técnicas que podem ser aplicadas a sites e conteúdos com o objetivo de que eles sejam mais facilmente encontrados em buscadores como o Google.
SERP (Search Engine Results Page). Nome técnico dado às páginas de resultado do Google.
Spam. Conteúdo de baixa qualidade e utilidade normalmente usado como chamariz para que o usuário clique em um link.
SSL. É um certificado digital que autentica a identidade de um site e possibilita uma conexão criptografada e segura. O termo “SSL” significa “Secure Sockets Layer” (Camada de Soquete Seguro), um protocolo de segurança que cria um link criptografado entre um servidor web e um navegador web.
HTTPS. É uma extensão segura do HTTP. Os sites que configurarem um certificado SSL podem utilizar o protocolo HTTPS para estabelecer uma comunicação segura com o servidor.
URL (Uniform Resource Locater). Termo em inglês que se refere ao endereço de uma página na internet. Ex.: https://www.oab.org.br.