Existem uma série de razões pelas quais empresas que prestam serviços altamente qualificados e especializados como escritórios de advocacia mantém sites na internet: para destacar seus diferenciais em relação aos concorrentes, para estabelecer um meio de contato rápido e fácil com quem busca saber mais sobre sua equipe, para mostrar sua experiência nas áreas em que atua, ou para se posicionar no Google quando pessoas fazem perguntas relacionadas à sua expertise
É verdade que dificilmente alguém vai contratar um advogado baseado exclusivamente em informações disponíveis na internet, mas pode ser que deixe de contratar. O clichê é que você não terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão. E cada vez mais essa primeira impressão resulta de uma busca pelo seu nome ou pelo nome da sua banca na internet.
A partir da pandemia, presença digital de advogados e escritórios ganhou ainda mais importância. O número de encontros presenciais caiu drasticamente. O cuidado com aquela sala de reuniões impecável, que exibe os seus prêmios e reconhecimentos, e reflete a excelência dos serviços prestados pelo seu escritório, precisa ser direcionado para outras formas de comunicação. De preferência, uma que não exiga estar na mesma sala com seus clientes, parceiros ou prospects.
Neste guia listamos algumas razões que mostram porque é extremamente vantajoso, e em alguns casos imprescindível, manter sites atualizados, tecnicamente bem construídos, e que contem com uma preocupação com design e navegabilidade.
O seu site é muito mais do que um cartão de visitas na internet
Qual a sua impressão quando visita um site desatualizado, que não funciona corretamente no celular, e tem informações desatualizadas? Alguns podem argumentar que advogados não dependem de um bom site para fazer bem o seu trabalho, mas e se estabelecer relacionamentos, fazer networking e captar clientes fizer parte desse trabalho? A comunicação, e cada vez mais a comunicação digital, é fundamental para atingir esses objetivos. Em 2016 era possível afirmar que não ter um site, ou ter um site defasado, poderia afetar negativamente a sua imagem e a imagem do seu escritório. Em 2022, é mais do que certo que afeta.
A seguir listamos algumas razões que mostram porque é extremamente vantajoso, e em alguns casos imprescindível, que advogados e escritórios de advocacia mantenham sites atualizados, tecnicamente bem construídos, e que contem com uma preocupação mínima com design e navegabilidade.
- Controle as informações disponíveis sobre você na internet
- Seja facilmente encontrado por quem quer saber mais
- Construa a sua autoridade online
- Transforme o site no centro da sua estratégia de comunicação
- Mantenha um espaço próprio para publicar informações importantes
- Não conte apenas com as redes sociais
O que advogados precisam saber na hora de construir um novo site
O processo de concepção e construção de um novo site requer serviços técnicos e especializados, de designers a programadores e profissionais de comunicação. Para que o processo seja eficiente e o resultado atinja as expectativas é importante que advogados entendam quais são as principais etapas e quais os aspectos que precisam de atenção.
- Aspectos técnicos
- Design e estrutura
- Produção de conteúdo
- Como saber se o seu site está funcionando
- O passo a passo do seu novo site
- Exemplos, sugestões e dicas
Parte 1: Alguns dos principais aspectos que merecem a sua atenção
De nada adianta manter um site se ninguém consegue encontrá-lo ou, ao chegar lá, se depare com um conteúdo que não está adequadamente adaptado ao seu celular ou tablet, demore para carregar ou seja de difícil navegação. Por isso, é extremamente importante atentar para alguns aspectos técnicos antes de iniciar a construção de um novo site. Listamos, a seguir, alguns dos principais pontos com os quais advogados e escritórios precisam se preocupar nessa área.
- Tenha certeza de que seu site funciona bem no celular
- Fique atento ao certificado de segurança
- Entenda a importância do seu domínio
- Revise os títulos e descrições das páginas do seu site
- Na dúvida, use o WordPress
Um site que não aparece no Google é invisível
Existem várias razões pelas quais um site pode deixar de ser indexado pelo Google, ou aparecer em uma posição tão remota que quase ninguém irá encontrá-lo. Construir um site que não aparece é como comprar um carro novo e deixá-lo na garagem para continuar andando de ônibus, um desperdício de tempo e dinheiro. Para descobrir se as páginas do seu site estão indexadas, é simples: vá ao Google e digite “site:https://www.seuescritorio.com.br”.
LGPD, privacidade e tratamento de dados
Advogados levam vantagem em relação a outros setores no que diz respeito à recente legislação de proteção de dados brasileira já que, em muitos casos, tiveram que se familiarizar com as normas com muita antecedência para assessorar seus clientes. Isso torna ainda mais importante que os seus sites estejam adequados à LGPD. A seguir, listados os elementos que precisam constar em sites para que sigam as melhores práticas relacionadas à proteção de dados e privacidade.
Aviso de cookies: é um alerta que indica aos visitantes quais são as informações coletadas pelo site, como elas são tratadas, e quais as opções disponíveis para customizar essa coleta. Cookies são arquivos criados por websites para guardar dados e preferências de visitantes. Mesmo que o seu site não colete nenhum dado específico, é muito provável que, ao menos, ele tenha uma ferramenta para medir a audiência, e o seu visitante precisa saber disso.
Política de privacidade: os termos que regem o tratamento de dados no seu site e as políticas da sua empresa para armazenamento e utilização dessas informações.
Termo de uso: reúne as informações que os visitantes precisam saber por questões de segurança e de navegação do seu site, bem como as normas com as quais eles concordam ao navegar.
Formulários: nos casos de sites que utilizam formulários de contato, para inscrição em newsletters, ou para envio de currículos, por exemplo, é importante que esteja claro como os dados voluntariamente cedidos pelos visitantes serão tratados e armazenados.
Parte 2: Como acertar no design e na estrutura do seu site
Foi-se o tempo em que o webdesign era uma competição de criatividade em que empresas investiam muito para manter sites cujo objetivo era maravilhar potenciais clientes. Hoje o foco é na funcionalidade e navegabilidade, privilegiando o acesso fácil e claro às informações. Por isso, atualmente encontramos sites que são bastante similares em termos das seções apresentadas e tecnologia empregada. O foco principal de todos é o mesmo: aparecer bem no Google e não fazer feio no mobile.
Agora, com alguns cuidado básicos, é possível dar um passo adiante, contando com um design atualizado segundo as últimas tendências e que cumpre uma função importantíssima: transmitir adequadamente a ideia de quem é o advogado ou o escritório, refletindo a imagem que desejam passar para quem chega ao site.
As perguntas que precisam ser feitas
- Vai ser fácil para o visitante encontrar o que procura no meu site?
- Eu escolhi as cores e a tipologia que serão usadas no site?
- Os textos do site estão sucintos e objetivos?
- Minhas informações de contato são fáceis de acessar?
- Cada um dos principais advogados tem um página própria?
Listamos, a seguir, alguns dos principais pontos com os quais advogados e escritórios precisam se preocupar nessa área:
- Defina e teste a tipologia e as cores
- Invista na navegabilidade
- Seja sucinto nas seções descritivas
- Facilite o acesso às suas informações de contato
- Crie uma página para cada sócio
Parte 3: Como criar conteúdo que seu público terá interesse em ler
Poucas pessoas terão tempo e interesse para ler todas as páginas do seu site, por isso é importante que o seu conteúdo esteja bem organizado e claro. Isso garante que os visitantes encontrem rapidamente o que procuram e, caso queiram simplesmente saber mais sobre o escritório, encontrem um caminho óbvio e simples para navegar pelas informações.
As perguntas que precisam ser feitas
- O que quero escrever no meu site?
- Quais são as páginas ou seções?
- Quem vai produzir os textos para essas páginas?
- Quem vai produzir as fotos?
- Quem vai produzir conteúdo para o meu blog?
O que escrever no seu site
As seções essenciais para o site de um escritório de advocacia são bastante objetivas. O que toda banca precisa dizer no seu site inclui:
- Descrever o escritório, seus valores e estrutura
- Detalhar as áreas de atuação e expertises
- Mostrar os sócios e a equipe de advogados
- Divulgar as suas informações de contato
Caso queira dar um passo adiante, a seguir estão algumas sugestões de informações que podem ser úteis para ajudar os visitantes a compreenderem mais a fundo o que a banca e seus advogados têm a oferecer.
- Como você se diferencia de seus concorrentes
- Como você ajuda os seus clientes
- Como funciona a sua estrutura de atendimento ao cliente
- Qual a sua experiência específica nas principais áreas de atuação
Outros pontos relevantes:
- Seja o mais específico possível
- Mantenha o seu blog atualizado
- Fique atento a erros e dados desatualizados
Parte 4: Como saber se o seu site está funcionando
As perguntas que precisam ser feitas (quando seu site entrar no ar)
- Meu site, e todas as suas páginas, foram indexadas pelo Google?
- O Google Analytics foi instalado? Quem está acompanhando?
- O Google Search Console foi alocado no site?
- O meu site é o 1º resultado quando busco pelo meu nome no Google?
A versão completa do Guia do advogado para construir seu próximo site apresenta uma série de exemplos e sugestões para avaliar os formatos e principais opções na hora de iniciar o projeto de um novo website. Baixe o guia para acessar todo o conteúdo, que inclui:
- Homepages
- Menus
- Formatos de produção e divulgação de conteúdo
- Páginas de equipe e perfis
- Formulário e página de contato
- Exemplos e sugestões de diversos formatos de sites, tipologia e uso de elementos gráficos