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Artigos

7 tendências em marketing jurídico para 2024

09/01/2024Por Alexandre Secco

Várias empresas atuantes na área de comunicação e marketing já divulgaram suas projeções e expectativas para 2024. Fiz um pequeno apanhado daquelas que devem afetar especialmente o marketing jurídico: advogados como embaixadores de marca, canais pessoais no LinkedIn, investimento em mídias proprietárias, prêmios, e, como não poderia ser diferente, a inteligência artificial saindo da teoria para a prática estão entre as minhas apostas. Vamos rapidamente ao que interessa:

7 tendências em marketing jurídico para 2024 por Alexandre Secco.

Ter uma estratégia de comunicação para questões sociais

É fundamental que escritórios de advocacia tenham uma estratégia de comunicação para questões sociais no contexto contemporâneo. Isso permite que o escritório demonstre sua responsabilidade social e seu compromisso com valores éticos e morais, aspectos cada vez mais valorizados por clientes e pela sociedade em geral. Além disso, uma comunicação efetiva nessas questões ajuda a construir e manter uma imagem pública positiva, crucial para a atração e retenção de clientes. Isso também pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, benéfico tanto para os funcionários quanto para a qualidade dos serviços prestados. Por fim, ao se posicionar ativamente em questões sociais, os escritórios de advocacia podem influenciar positivamente o debate público e contribuir para a promoção de mudanças sociais significativas, alinhando seus objetivos de negócios com uma missão social mais ampla.

Advogados como embaixadores de marca

O mercado de serviços jurídicos ainda não valoriza devidamente a construção de marcas, mas acredito que isso mudará. Um advogado pode atuar como embaixador da marca de seu escritório ao representar os valores, a ética e a excelência profissional que a firma defende. Isso pode ser alcançado participando ativamente de eventos do setor, contribuindo com insights jurídicos em plataformas de mídia social e escrevendo artigos especializados. Eles também podem se engajar em redes profissionais e comunidades locais, oferecendo consultoria e apoio, o que ajuda a construir a reputação do escritório. Além disso, são passos importantes para a construção de uma cultura de valorização da marca como um ativo.

Aposta em canais pessoais no LinkedIn

A tendência não é nova, mas vem se aprofundando. As páginas empresariais no LinkedIn são importantes, mas são os canais pessoais (dos advogados) que crescem mais rápido e atraem mais atenção. Um estudo da FGV mostrou que vários CEOs de grandes empresas estão enfrentando o desafio de construir presenças pessoais no LinkedIn, para atuar como porta-vozes de suas empresas e construir suas marcas pessoais. Antes de arregaçar as mangas, há uma questão que merece reflexão: definir o limite entre o que é privado e o que é profissional. Aliás, em dezembro, o LinkedIn atingiu a marca de um bilhão de usuários no mundo, sendo 67 milhões no Brasil.

Mais investimento em mídias proprietárias

Escrever artigos para jornais e publicar nas redes sociais continuarão sendo estratégias importantes de divulgação e consolidação de marcas. Porém, em muitos setores, as empresas já perceberam a importância de estabelecer canais diretos de comunicação com seu público, sem intermediários. Nesse contexto, o site do escritório, blogs e newsletters são fundamentais. Eles falam diretamente com seu público, sem depender de canais de terceiros.

Prêmios e mais prêmios: hora de escolher os mais importantes para o seu escritório

A Análise Editorial lançou o ranking dos advogados e escritórios Mais Admirados do Brasil há 18 anos, e por muito tempo ficou quase sozinha nesse mercado. Hoje, existem quase 20 premiações e rankings diferentes. Sou fã de rankings, pois acredito que fornecem informações indispensáveis para o mercado. Porém, advogados e escritórios devem procurar entender onde e por que desejam ser ranqueados. Compreender os critérios e o público-alvo dessas premiações é chave para uma comunicação bem-sucedida e uma efetiva construção de valor.

Inteligência Artificial: hora de usar

O ano de 2023 surpreendeu a todos com seus avanços tecnológicos, especialmente na área de inteligência artificial (IA). Para o próximo ano, espera-se que a IA seja uma peça-chave no dia a dia dos profissionais de marketing jurídico. É hora de os escritórios de advocacia se prepararem para integrar essas ferramentas em suas estratégias de marketing, visando não apenas aumentar a eficiência, mas também oferecer um serviço mais personalizado e de maior qualidade aos clientes. A IA promete transformar a maneira como o setor jurídico se comunica.

Transparência e relatórios de impacto

Acredito que a publicação de relatórios anuais ou periódicos mostrando o impacto das atividades de responsabilidade social e comunitária do escritório é uma tendência em ascensão, que ganhará muita força. Isso não só aumenta a transparência, mas também ajuda a quantificar o impacto social e a fortalecer a reputação do escritório.

Publicado originalmente na Análise Editorial.

Marketing jurídico
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Alexandre Secco
AboutAlexandre Secco
Sócio e diretor de negócios da Secco Attuy. É advogado e jornalista especializado em comunicação estratégica e litigation PR. Criador do ranking da Análise Editorial, dos advogados e escritórios mais admirados do Brasil.

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