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Marketing jurídicoPublicações, guias e e-books

Um guia do LinkedIn para advogados usarem a rede como verdadeiros profissionais do marketing

19/04/2023Por Arthur Lopez

Com mais de 50 milhões de usuários no Brasil, o LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais que querem compartilhar conteúdos relacionados à sua área de atuação. Com uma audiência bastante qualificada, a rede é altamente recomendada, quase obrigatória, para escritórios e advogados.

No podcast Advocacia.SA, nossos sócios Alexandre Secco e Gabriel Attuy conversam sobre a evolução do LinkedIn, como a rede se tornou um dos mais populares hubs de conteúdo profissional da internet, e as estratégias básicas para que profissionais do Direito se destaquem na rede.

Ouça aqui o episódio.


Consulte também o e-book Guia do LinkedIn para Advogados.

Nesse e-book você vai saber:

  • Dicas para criar um perfil profissional nota 10 no LinkedIn
  • A força do LinkedIn
  • 10 Recursos avançados para turbinar sua presença no LinkedIn
  • O que e como publicar no LinkedIn

Guia do LinkedIn para advogados: Razões para estar na rede social

O LinkedIn é a rede social mais adequada para falar de assuntos profissionais e conta com audiência mais qualificada e interessada entre as principais redes sociais. Mas é importante lembrar que, dependendo dos seus objetivos e da sua estratégia de comunicação, a rede pode não ser a melhor ou a única opção. A seguir, algumas razões para usar o LinkedIn na sua estratégia de marketing jurídico:

  • Rede profissional onde o propósito é falar sobre negócios
  • Facilidade de segmentar públicos por atuação profissional e cargos
  • Grupos de discussão focados e bastante úteis para divulgar conteúdos profissionais
  • Pode ser usado como um gerador de tráfego para o seu site
  • Uma de suas principais finalidades é encontrar profissionais para eventuais vagas abertas

Dicas para criar um perfil profissional nota 10 no LinkedIn

Ao contrário de outras redes sociais, que permitem a criação de perfis “pessoais”, o LinkedIn conta apenas com perfis profissionais. Por isso, é esperado que os escritórios tenham um interesse nos perfis de seus colaboradores. É bastante comum que os perfis de sócios e principais executivos sejam administrados pelas bancas como parte da estratégia de comunicação da empresa. A seguir, selecionamos algumas das principais orientações para construir uma presença eficiente no LinkedIn.

Baixe o guia do LinkedIn para advogados da Secco Attuy Comunicação

Complete a sua página
Pode parecer óbvio, mas muitos escritórios ou advogados não preenchem todas as informações de sua página oficial no LinkedIn, incluindo descrição, endereço, área de atuação e número de funcionários. Segundo dados da própria rede, páginas completas recebem cerca de 30% mais visitas porque são mais fáceis de serem encontradas pelos usuários. Nos casos em que for útil, crie também versões da sua página em outras línguas que sejam relevantes para o seu público.

Crie a sua rede e vincule seus advogados à página da sua banca
Para maximizar o alcance do LinkedIn é importante que ao menos os principais advogados mantenham perfis atualizados na rede, devidamente vinculadas à página do escritório. Novamente, segundo o próprio LinkedIn, pessoas tipicamente têm alcance muito maior na rede do que empresas. Portanto, os advogados são parte essencial da sua estratégia de comunicação na plataforma.

Promova seus colaboradores e seja promovido por eles
As pessoas tendem a seguir outras pessoas no LinkedIn muito mais do que empresas. Por isso, é importante que seus colaboradores compartilhem, comentem e divulguem o conteúdo publicado pela página oficial do escritório. Da mesma forma, a página pode se beneficiar ao destacar postagens feitas por advogados. Caso já exista alguém na sua equipe com influência no LinkedIn, crie uma estratégia para alavancar essa audiência e promover também o conteúdo da sua banca.

Lembre-se de que está falando com outros advogados
Por ser uma rede exclusivamente profissional, o nível de conteúdo divulgado no LinkedIn é mais alto do que em outras redes. Lembre-se de que você estará falando, em grande parte do tempo, com outros advogados ou executivos jurídicos que podem ser especialistas no assunto que está tratando. Por isso, é importante utilizar uma linguagem adequada — existe pouco espaço para humor no LinkedIn —, evitar falar de temas que não são profissionais, e atentar para o que os seus advogados estão postando. Qualquer reação negativa pode refletir no seu escritório.

Use hashtags e mencione pessoas e empresas
O LinkedIn permite o uso de hashtags (expressões clicáveis identificadas pelo #) em postagens, bem como a menção a outros perfis e páginas nos seus posts. Esses recursos ajudam usuários a encontrar o seu conteúdo e promovem maior interação com a rede.

Prestigie seus pares e colegas
Reconhecer, congratular e promover conteúdos de qualidade publicados por outras pessoas, até de outros escritórios ou empresas, são boas estratégias para interagir com a sua comunidade e criar vínculos. Entre os benefícios está cultivar eventuais influenciadores fora da sua organização.

Acompanhe as métricas e saiba o que está funcionando
As páginas para empresas e perfis profissionais do LinkedIn contam com uma página de métricas própria que ajuda a entender a evolução e o perfil dos seus seguidores. Acompanhe esses resultados para saber quais estratégias devem ser repetidas e quais não surtiram o resultado esperado e precisam ser reavaliadas. Não espere grandes saltos em audiência ou que seus posts viralizem de uma hora para outra. O mais importante é verificar se o seu conteúdo está mantendo um índice de crescimento constante.


A força do LinkedIn

  • Trata-se de uma comunidade de 850 milhões de perfis em 200 países
  • A cada segundo, 95 solicitações de emprego são enviadas, e seis pessoas são contratadas a cada minuto no LinkedIn
  • Mais de um terço (38%) dos perfis são de usuários ativos na rede
  • Entre as pessoas presentes no LinkedIn, 7,8% têm poder de decisão nos negócios de suas empresas
  • Quase metade (48%) das pessoas que lêem artigos no LinkedIn são de nível gerencial
  • Mais da metade dos cliques em redes sociais nos sites B2B vão para o LinkedIn
  • Quase três em cada quatro (73%) profissionais confiam mais nas informações que lêem no LinkedIn do que em outras redes sociais
  • Quase a metade dos usuários do LinkedIn visitam a plataforma todos os dias, com 60% de engajamento
  • O LinkedIn é o 17º site site mais visitado do mundo
  • 59 milhões de empresas estão no LinkedIn

10 recursos avançados para turbinar sua presença no LinkedIn

Um usuário avançado sabe que o LinkedIn é uma rede social e, por isso, o relacionamento é super valorizado. Relacione-se bem com o algoritmo do LinkedIn fornecendo informações completas para ele distribuir seu conteúdo. Tenha também um bom relacionamento com suas conexões, faça com que elas vejam e interajam com seu conteúdo. Seguem 10 dicas para você ficar mais visível na rede:

  1. Complete as informações de seu perfil e de sua página. Com mais dados fornecidos, o LinkedIn terá mais condições de encontrar seu público. Páginas e perfis completos recebem cerca de 30% mais visitas porque são mais fáceis de serem encontradas
  2. Marque pessoas em seus posts que tenham chance de comentar e compartilhar o conteúdo. Marcar quem não vai interagir faz seu post ser menos distribuído. É uma boa prática destacar colaboradores e suas conquistas, certamente eles irão interagir. E não esqueça de dar atenção à sua audiência, respondendo a todos comentários.
  3. As três primeiras linhas de seu texto (210 toques) devem levar seu público a clicar no “…Ver mais”. Este é um sinal para o LinkedIn de que seu público vai ficar mais tempo por ali. Carrossel de imagens e vídeos também passam essa indicação. Posts em que sua audiência gasta mais tempo são considerados mais relevantes e acabam sendo distribuídos para mais pessoas pela plataforma.
  4. Cuidado para não ser classificado como spam. Algumas práticas merecem ser evitadas: erros gramaticais, vários links em uma única postagem, marcar mais de cinco pessoas, usar hashtags como #comente #compartilhe #siga, e postar em intervalos pequenos (inferior a três horas).
  5. A fórmula do conteúdo de alta qualidade é conhecida e tem por base: post fácil de ler, que incentiva interações (pode usar uma pergunta), usa até três hashtags, tem palavras-chave fortes e marca apenas as pessoas que provavelmente responderão.
  6. Da mesma forma que o LinkedIn vai priorizar as postagens que fazem seus visitantes ficarem mais tempo na plataforma, tenha atenção com postagens que levam seu público para outros endereços. Os links para seu site ou seu vídeo (o que pode ser positivo para a sua audiência) e, principalmente, links externos, como de sites de notícias (o que deve ser evitado). O LinkedIn tende a distribuir menos esses conteúdos.
  7. Cada público tem um horário melhor de acessar a plataforma. Conheça sua audiência. O público em geral, segundo a plataforma Hootsuite, acessa o LinkedIn preferencialmente às 9h, às terças e quartas-feiras. O importante é que seu post seja visto em até uma hora depois de publicado. Se, nesse período, tiver boa audiência e engajamento, o LinkedIn seguirá com a distribuição mais ampla desse conteúdo.
  8. Usar até três hashtags é o recomendável. Pesquise (na busca) quantos seguidores tem a hashtag que você pretende usar. Também aceite as indicações que o LinkedIn oferece, são as opções com mais audiência. Para as três escolhidas, é uma boa estratégia ter uma primeira mais ampla, a segunda mais específica, e a terceira bem nichada.
  9. Qualifique sua presença com conexões relevantes, peça e forneça recomendações, engaje colaboradores do escritório, colegas de sua área específica, professores, palestrantes. Participe de grupos temáticos do LinkedIn, ou ainda forme seu próprio grupo.
  10. Seus clientes precisam saber o que você faz, exatamente. Tanto nas informações descritivas das suas páginas e perfis, como nas postagens, tenha o cuidado de deixar bem clara e objetiva qual é a sua área de atuação e seu conhecimento jurídico sobre as questões que mais atingem seu setor.
O guia definitivo do LinkedIn para advogados e escritórios

Guia do LinkedIn para advogados: O que e como publicar

  • Páginas completas recebem cerca de 30% mais visitas porque são mais fáceis de serem encontradas
  • Envolver a sua equipe fortalece a imagem de todos. Aproveite para repassar esse guia para eles e elas
  • Use o LinkedIn para se comunicar com sua própria equipe e convide todos para curtir, comentar e compartilhar as publicações do escritório
  • Publique conteúdos pensando no interesse de seus clientes, prospects e contatos  
  • Destaque sempre as conquistas de seus colaboradores
  • Publique ao menos um conteúdo por semana (segundo o próprio Linkedin, páginas que publicam pelo menos uma vez por semana têm seis vezes mais seguidores)
  • Adote técnicas de indexação, como hashtags, para aumentar a visibilidade de seus posts
  • Avalie regularmente a performance da sua página
  • Use imagens e recursos visuais

Consulte outras pesquisas e guias da SeccoAttuy.Com.

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