logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
logotype

Type [To] Resultado da busca

logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Artigos

No mercado da advocacia, o que é mais relevante para alcançar o topo: experiência prática ou títulos acadêmicos?

06/03/2024Por Alexandre Secco

Em um mercado tão competitivo quanto o da advocacia, a pergunta que muitos fazem é: o que realmente conta para chegar ao topo, a experiência prática ou os títulos acadêmicos? Uma pesquisa recente traz alguma luz para essa questão, indicando que a jornada para se tornar sócio em uma grande firma de advocacia pode valorizar mais a experiência do que a acumulação de diplomas.

O estudo realizado pela Análise Editorial, que analisou o perfil de sócios em quase 800 escritórios, apresenta números reveladores: 41% dos sócios possuem algum título de especialização, um terço possui um mestrado, 13% têm um LLM, 11% concluíram um doutorado, e 6% obtiveram um MBA. De forma surpreendente, quase 60% dos sócios alcançaram esta posição com apenas o diploma de graduação e a inscrição na OAB. A pesquisa foi publicada na edição 23/24.

Acho que temos horas de discussão para chegarmos a boas conclusões sobre esses números. Em primeiro lugar, alguém poderá dizer, com razão, que a titulação acadêmica é, sim, muito valorizada —afinal, 31% dos sócios têm um mestrado e 11% carregam um título acadêmico de doutor! Por outro lado, um outro poderá achar isso pouco para uma posição tão exigente.

Uma coisa é certa, sócios de escritórios precisam estudar muito, todo santo dia, especialmente diante de um cenário jurídico complexo e em constante mudança.

Do meu lado, ouço muitos sócios arrependidos por não terem continuado sua a formação acadêmica clássica no começo da carreira, quando podiam administrar melhor suas agendas. Os sócios sabem: quanto mais sobem no organograma, menos tempo sobra para a família, para os estudos e para tudo mais que não seja trabalho.

Também podemos estar vendo o retrato de uma época. A idade média dos sócios retratado na pesquisa é de 47 anos, refletindo uma geração conhecida por priorizar o trabalho sobre outras áreas da vida.
Agora estamos testemunhando uma nova geração assumindo postos de comando nos escritórios, com novos valores e outras prioridades. Vai ser interessante observar com eles vão se sair.

De qualquer forma, este panorama nos leva a uma reflexão profunda sobre o equilíbrio entre formação acadêmica e experiência prática no Direito.

Advocacia Advogados Marketing jurídico
24 Likes
Alexandre Secco
AboutAlexandre Secco
Sócio e diretor de negócios da Secco Attuy. É advogado e jornalista especializado em comunicação estratégica e litigation PR. Criador do ranking da Análise Editorial, dos advogados e escritórios mais admirados do Brasil.

Tendências em marketing jurídico para 2024

05/03/2024

Advogados esbanjam otimismo para 2024

07/03/2024

Leia também

ArtigosReputação digital
19/04/2023Por Alexandre Secco

A dimensão do indivíduo na remoção de conteúdo na internet

LEIA MAIS
Artigos
05/03/2024Por Alexandre Secco

Inteligência Artificial ameaça advogado júnior

LEIA MAIS
Leia mais
  • Artigos
  • Lives
  • Marketing jurídico
  • Podcast
  • Publicações, guias e e-books
  • Reputação digital
Posts recentes
  • O que uma pesquisa qualitativa pode revelar sobre o seu escritório
    11/06/2025
  • Como publicar livros jurídicos: um guia para advogados
    03/06/2025
  • A ciência por trás da alta performance jurídica
    28/05/2025
Featured image: No mercado da advocacia, o que é mais relevante para alcançar o topo: experiência prática ou títulos acadêmicos?

Comunicação
e marketing

para a geração de negócios na advocacia.

Saiba mais
logotype

Marketing jurídico
e comunicação para
o desenvolvimento de
negócios na advocacia.

ContaTOS

+55 (11) 99354-0129

contato@seccoattuy.com.br

Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
Marketing Jurídico - RD Station PB

Sobre nós

O que fazemos

Quem somos

Clientes

Depoimentos

Projetos

Blog

Seu canal de informações sobre negócios no mercado jurídico.

Podcast

Vídeos

Newsletter

Nós nos preocupamos com os seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Secco Attuy Marketing Jurídico. Todos os direitos reservados.

VOLTAR AO TOPO