logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
logotype

Type [To] Resultado da busca

logotype
  • Home
  • O que fazemos
  • Quem somos
  • Clientes
  • Projetos
  • Blog
  • Contato
Artigos

Os comitês de marketing jurídico na nova advocacia

28/02/2024Por Alexandre Secco

Não conheço agências de propaganda e marketing que tenham comitês jurídicos, mas 60% dos grandes escritórios de advocacia têm comitês de marketing… 
Minha questão é: essas estruturas, os comitês, especialmente os de marketing, funcionam? 
Provocações à parte, vou me arriscar a dividir algumas impressões sobre uma realidade que conheço relativamente bem. Primeiro, entendo que os tais comitês são uma particularidade do mercado jurídico, herança dos tempos em que as decisões eram compartilhadas por um grande número de sócios. Verdade, em muitos e muitos casos, ainda são. Mas, hoje, com a chegada dos CEOs e da gestão profissional aos escritórios, algumas dessas estruturas talvez tenham perdido um pouco da sua essência —pelo menos no caso do marketing. Em algumas poucas firmas, vejo que funcionam como instâncias consultivas, interessadas e atuantes; em outras, nem tanto.

Pondero aqui com vocês, o marketing é estudado como ciência desde os anos 70. É disciplina obrigatória nos cursos de gestão. Até empresas que fabricam parafusos têm departamentos profissionais de marketing…
Meu ponto: o desenvolvimento e a execução de estratégias de marketing no mercado de serviços jurídicos precisa de estruturas com autonomia e gente capacitada para exercer a função. Claro, absolutamente nada impede que seja um advogado. Um advogado preparado para exercer a função. 

Advocacia Advogados Marketing jurídico
17 Likes
Alexandre Secco
AboutAlexandre Secco
Sócio e diretor de negócios da Secco Attuy. É advogado e jornalista especializado em comunicação estratégica e litigation PR. Criador do ranking da Análise Editorial, dos advogados e escritórios mais admirados do Brasil.

"Os clientes me procuram e o mercado me conhece. Investir em marketing jurídico para quê?" Algumas respostas para uma boa pergunta

27/02/2024

Um advogado consegue cuidar de quantos processos ao mesmo tempo?

29/02/2024

Leia também

Artigos
27/02/2024Por Alexandre Secco

“Os clientes me procuram e o mercado me conhece. Investir em marketing jurídico para quê?” Algumas respostas para uma boa pergunta

LEIA MAIS
Artigos
31/01/2019Por Alexandre Secco

O ambiente de trabalho trata a depressão com crueldade

LEIA MAIS
Leia mais
  • Artigos
  • Lives
  • Marketing jurídico
  • Podcast
  • Publicações, guias e e-books
  • Reputação digital
Posts recentes
  • O que uma pesquisa qualitativa pode revelar sobre o seu escritório
    11/06/2025
  • Como publicar livros jurídicos: um guia para advogados
    03/06/2025
  • A ciência por trás da alta performance jurídica
    28/05/2025
Featured image: Os comitês de marketing jurídico na nova advocacia

Comunicação
e marketing

para a geração de negócios na advocacia.

Saiba mais
logotype

Marketing jurídico
e comunicação para
o desenvolvimento de
negócios na advocacia.

ContaTOS

+55 (11) 99354-0129

contato@seccoattuy.com.br

Linkedin-inInstagramYoutubeSpotify
Marketing Jurídico - RD Station PB

Sobre nós

O que fazemos

Quem somos

Clientes

Depoimentos

Projetos

Blog

Seu canal de informações sobre negócios no mercado jurídico.

Podcast

Vídeos

Newsletter

Nós nos preocupamos com os seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Copyright © 2025 Secco Attuy Marketing Jurídico. Todos os direitos reservados.

VOLTAR AO TOPO