Falei recentemente de uma pesquisa realizada pela Análise Editorial sobre o fator mais importante levado em conta pelas empresas na decisão de contratar um escritório de advocacia. A resposta é: reputação. Não é o valor dos honorários, coisa que se discute. Nem a capacitação técnica, que é obrigatória. A palavra chave é reputação. O problema é definir do que estamos falando, quando falamos de reputação. Há várias boas frases, que tentam dar conta do recado. Fico com aquela clássica: “sua reputação é o que falam sobre você, quando você não está na sala”. Pensei aqui em uma abordagem além do frasismo: um guia rápido e prático, para ajudar a entender o que é, a construir e zelar por uma boa reputação em escritórios de advocacia.
O ponto de partida: reconheça que a reputação é mais influente do que os honorários na decisão de contratação de um escritório. Como todo mundo já sabe, advogados de nome reconhecido pelo mercado têm a agenda cheia e cobram mais caro.
Não custa insistir nesse ponto: o fato de você estar fazendo um trabalho brilhante não significa que o mercado esteja percebendo seu esforço. Pense em adotar estratégias de marketing jurídico que reforcem positivamente a reputação do escritório.
Emails, notícias, WhatsApp, redes sociais, séries, relatórios, reuniões de trabalho, o marketing dos concorrentes… há uma batalha pela atenção dos clientes. Construir uma imagem positiva, de boa reputação, exige um trabalho consistente. O velho adágio ainda funciona muito bem: só é (bem) lembrado quem é (bem) visto.
Entenda que a reputação também é determinada pela percepção externa, e é influenciada por variáveis subjetivas. A reputação “sobe e desce”, como ações na bolsa de valores. Embora certos aspectos sejam administráveis, a reputação também é influenciada por fatores que não podem ser controlados.
E para não ser surpreendido pelo sobre e desce, mantenha a vigilância. Só para reforçar: a reputação é um ativo dinâmico, sujeito a mudanças rápidas.
Note que há fatores novos que influenciam na reputação, como adoção de tecnologias e práticas de inclusão e diversidade. Considere seriamente esses fatores como determinantes para a construção de uma boa reputação.
Estabeleça e mantenha relações positivas com a mídia especializada e formadores de opinião. Lembre-se: não se trata apenas do que você faz, mas de como as pessoas percebem o que você faz —e de quem está percebendo.
Encare ativamente o feedback de clientes e do público e responda prontamente a críticas e comentários negativos de maneira construtiva. Em regra, não deixe críticas no ar. Com grupos de mensagens e redes sociais, problemas pequenos podem ganhar grandes dimensões.
E, evidentemente: compromisso com a excelência na prestação de serviços. Mantenha um alto padrão de qualidade nos serviços jurídicos oferecidos. Essa nem precisava dizer…
Por fim, a gestão eficaz da reputação é essencial para o sucesso de um escritório de advocacia. Este pequeno manual oferece diretrizes para manter e melhorar a imagem do escritório, garantindo que ele seja percebido de maneira positiva pelos clientes e pelo mercado em geral. Eu acredito que implementar essas estratégias ajudará a criar uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.
Publicado originalmente no Análise Editorial.