O marketing jurídico é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais importância no mercado da advocacia no Brasil. O principal motivo é que, com a grande quantidade de advogados atuando no país, é necessário adotar medidas que ajudem a destacar o escritório ou o profissional no mercado.
Neste episódio do podcast Advocacia.SA, Alexandre Secco, jornalista e advogado, ex-diretor da Análise Editorial, e Gabriel Attuy, jornalista e sócio da Secco Attuy Marketing Jurídico, falam sobre a evolução do marketing jurídico nos últimos anos e a importância de adotar estratégias de marketing para se destacar no mercado.
Ouça aqui o episódio sobre a evolução e a importância do marketing jurídico:
Importância do marketing jurídico
Com a flexibilização das restrições regulamentadas pela OAB, o marketing jurídico pode seguir diretrizes semelhantes às de outras empresas de serviços de alto nível. A quantidade de advogados no mercado é grande e a concorrência é acirrada, por isso é importante contar ao cliente quem você é e o que é capaz de fazer, como destacam os apresentadores do podcast Advocacia.SA.
Veja aqui nosso guia para o escritório de advocacia se destacar nas redes sociais.
Recursos para o marketing jurídico
Existem diversas ferramentas que podem ser usadas no marketing jurídico a ponto de ficar difícil escolher a mais apropriada. A SecoAttuy.Comunicação, para contribuir nessa escolha, produziu um e-book com 47 recursos para o marketing jurídico. Gabriel Attuy diz que é importante lembrar que esses recursos são apenas parte de uma estratégia de marketing e comunicação. É necessário ter uma estrutura técnica bem construída para fazer uma estratégia de marketing funcionar.
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A ciência do marketing
Alexandre Secco lembra que o marketing é uma ciência estudada desde a década de 1970 e é indispensável para grandes empresas ter uma área importante que se relacione com o cliente. Aos poucos, ele destaca, o mercado jurídico vem se apropriando dessas ferramentas para promover seus negócios. O marketing jurídico pode ser usado para aumentar a visibilidade do escritório, construir uma marca forte e estabelecer uma presença online.
Estratégias de branding
O branding é uma estratégia importante para a construção de uma marca forte. A marca não se limita a um logotipo, mas sim aos valores pelos quais ela é conhecida, à reputação no mercado e à forma como as pessoas falam sobre ela. É importante construir uma imagem positiva para o escritório e estabelecer uma presença online forte.
Exemplos de sucesso
O uso do LinkedIn e da comunicação digital são exemplos de estratégias de marketing que podem ser usadas na advocacia. No entanto, é importante lembrar que essas são apenas etapas do processo de construção da marca. O novo site do Pinheiro Neto é um exemplo de uma identidade visual bem feita e com um slogan novo relacionado ao aniversário de 80 anos do escritório, mas que por exemplo não mexeu no logotipo que é um ponto forte da marca do escritório. Nesse sentido, disponibilizamos um e-book com logotipos de 600 grandes escritórios brasileiros pode ajudar o advogado a inspirar e aproximar os advogados dessa linguagem.
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